11 de outubro de 2024

TST dá posse à nova direção para o biênio 2024-2026

O presidente da Amatra IX, juiz Daniel Roberto de Oliveira, prestigiou, nesta quinta (10/10), a sessão solene de posse da nova direção do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para o biênio 2024/2026.

Tomaram posse o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, eleito para assumir a presidência do TST e do CSJT, o ministro Mauricio Godinho Delgado, que assume a vice-presidência, e o ministro Vieira de Mello Filho, empossado como corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

Em seu primeiro pronunciamento, entre outros temas, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga falou da importância da Justiça do Trabalho, cuja competência foi ampliada pela Emenda Constitucional 45/04. “A competência da Justiça do Trabalho é tema que precisa ser reafirmado, a cada dia, em cada momento, para não deitar ao vazio o comando contido na Constituição Federal”.

O novo presidente também falou das transformações do mundo do trabalho, com a utilização da tecnologia. ‘Hoje, a maior empresa de transporte urbano não tem nenhum veículo. Tudo está na chamada nuvem. É apenas um algoritmo. O que fazer diante da lacuna da lei senão atrair a atuação do Poder Judiciário na pacificação social?’, questionou.

Entre as autoridades presentes à cerimônia estiveram os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal Militar (STM), tenente-brigadeiro Francisco Joseli Parente Camel; o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional, Beto Simonetti.

Associados e associadas da Amatra IX, dirigentes da Amamatra e de Amatras também compareceram à solenidade.

Gestão marcada pela diversidade

Ao transmitir o cargo, o ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do TST no biênio 2022/2024, ressaltou que os integrantes da nova administração demonstram, em suas trajetórias pessoais e profissionais, o comprometimento com os valores republicanos da dignidade, da democracia e da justiça social. Agradecendo a todos os que contribuíram para a sua gestão, Lelio Bentes citou especialmente pessoas que vieram ao TST e “imprimiram na nossa cultura organizacional a marca indelével da inclusão social, da promoção do trabalho decente para todos e todas”.

Segundo o ministro, há muitos mundos no mundo do trabalho. “Se nos propomos a garantir a justiça social nas relações entre poder econômico e força de trabalho humano, precisamos nos aproximar das inúmeras realidades que compõem este país de dimensões continentais”, afirmou.

Confira a galeria de fotos da posse.

Com informações da Secom/TST